O Projeto

O projeto Animais de Lisboa tem como objetivo investigar a presença e o papel dos animais não-humanos na história da cidade através da identificação, catalogação e mapeamento de vestígios, espaços e representações de animais.

Detalhe do "Mural do Compromisso" do artista Ivo Santos (Smile1art), localizado na Avenida Calouste Gulbenkian. Fotografia de Nina Vieira.

Com suporte nos estudos mais recentes que propõem um animal turn nas ciências sociais e humanas, este projeto alinha-se com tendências historiográficas que abandonam narrativas unicamente centradas no ser humano e na sua excepcionalidade e centram os discursos no papel desempenhado pelos animais não-humanos nas sociedades humanas - como fontes de alimento, de trabalho e de doenças, de matérias-primas e mercadorias, objetos de medo e admiração, e símbolos e emblemas culturais.

ANIMALx coloca os animais na história urbana, defendendo o seu papel na história das cidades e das sociedades urbanas, num ambiente partilhado e multiespecífico.

O projeto assenta na pesquisa por:

  1. Lugares de animais em fontes escritas, iconográficas e cartográficas, e nos estudos mais relevantes sobre a história e o urbanismo de Lisboa, desde o século XII até finais do século XVIII;
  2. Representações de animais na paisagem urbana e no património. A análise dos dados recolhidos permitirá identificar os animais representados e os significados e contextos dessas representações. Os dados serão também recolhidos através de uma acção de ciência cidadã através da qual os utilizadores poderão identificar e registar o património relacionado com os animais e contribuir para a sua avaliação.

Os resultados do projeto serão apresentados numa exposição final no Museu de Lisboa.

Este projeto é financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (2023.12750.PEX)

Seguinte