Projeto

A pandemia causada pelo Coronavirus SARS-CoV2, a Covid-19, representa um momento invulgar que atinge diretamente toda a população. É urgente e imperativo documentar como se vive esta pandemia, para que a vivência de tão singular evento histórico não caia no esquecimento.

Na era digital e das redes sociais, o número de fotografias, de vídeos e de documentos sobre a pandemia Covid-19 é relevante. Contudo, é também maior o risco de se perder toda esta informação num futuro próximo. Tendo em conta esta realidade e o momento único que se vive atualmente, o projeto Memória Covid pretende documentar a pandemia em curso para memória futura. Por isso, é importante reunir o máximo de testemunhos que possam dar a conhecer os efeitos da pandemia Covid-19 na sociedade portuguesa.

O projeto Memória Covid tem como principais objetivos constituir um arquivo online e, posteriormente, uma coleção de livre acesso (repositório) que possa ajudar a refletir como a pandemia está a ser vivida em Portugal, nas suas várias dimensões, do espaço privado ao espaço público, da quarentena ao desconfinamento, da doença à cura.
Pretende-se recolher e preservar contribuições de conteúdo digital e, posteriormente, publicar memórias para as gerações futuras de como a pandemia Covid-19 alterou o quotidiano em Portugal e levou à emergência de novos comportamentos.

Apelamos ao envio de contribuições de conteúdo digital, como fotografias, cartazes, sons, vídeos, histórias pessoais ou diários que revelem o impacto da pandemia Covid-19 em Portugal. Podem refletir mudanças significativas no quotidiano, por exemplo no trabalho, no ensino, nos transportes públicos, no comércio, no espaço urbano, bem como atividades fora do habitual (costurar máscaras, fazer desporto em casa, ocupar as crianças, fazer pão, cancelamento de eventos, entre outras).

 

Partilhe as suas experiências da Covid-19 e colabore neste projeto