10. Ilustração e marcos estético-visuais
Esta secção pretende contribuir para o conhecimento dalguma da mais relevante ilustração e design que a Ulmeiro encomendou, bem como destacar certos marcos no seu percurso enquanto promotora cultural com um projecto mais alargado, para lá da mera edição, distribuição e venda de livros.
Nesse sentido, e com o condicionamento dos materiais que foi possível reunir em tempo útil, afigura-se importante realçar o contributo dos artistas Vasco, na caricatura política, do ilustrador António Pimentel, na concepção visual da colecção icónica Imagem do corpo. Pelo seu valor consensual na ilustração, cabe mencionar ainda a existência de preciosas ilustrações de João Abel Manta e de Mário Botas no catálogo da Ulmeiro.
Impõe-se ainda sublinhar a relevância da edição do livro colectivo Poemografias, não só pelo livro em si mas também por ser uma reflexão teórica e estética sobre um tipo de poesia mais directamente ligada à visualidade, justamente a poesia visual/ experimental. Desta corrente estética ressaltou José-Alberto Marques e Alberto Pimenta, cuja colaboração com a Ulmeiro se irá estender à edição de um livro de poemas de cada um (respectivamente, Nuvens, no vale, de 1985, e Metamorfoses do vídeo, de 1986).
Por fim, destaca-se o contributo dum conjunto alargado de ilustradoras que contribuíram para dar visibilidade a obras de muitas escritoras portuguesas (e não só), novas ou credoras de maior projecção, numa cumplicidade assumida. Falamos de artistas como Ana Leão (responsável pelas capas de Montedemo e Estátua de sal, livros de 1983, respectivamente de Hélia Correia e Ondina Braga), Carmen (Isabel, Isabel, Isabel, de Noémia Seixas, 1983, Dinâmica subtil, de António Ramos Rosa, 1984, e Nuvens, no vale, de José-Alberto Marques, 1985), Cristina Reis (Ah Q, de Bernard Chartreux e Jean Jourdheuil, e Fanshen, adapt. de David Hare, ambos de 1976, e Bicho de sede, de Manuel Cintra, 1986), Graça Martins (Restos de infantas, de Isabel de Sá, 1984), Lídia Martinez (Cartas de Pedro e Inez, de sua autoria, e As cartas de Yage, de Burroughs e Ginsberg, ambos de 1994) e Wanda Ramos (desenho na capa do seu As incontáveis vésperas, 1984).
Ver item seguinte: Mapas da rede de distribuição da Ulmeiro em Portugal continental e Lisboa em 1970 >>













